segunda-feira, 29 de março de 2010

Otimista com instalação da Udesc em Joaçaba



Reunido com as principais lideranças políticas da região de Joaçaba para reforçar a cobrança pelo cumprimento de um compromisso do agora ex-governador Luiz Henrique da Silveira: o de levar o Campus VII da Udesc para o município do Meio-Oeste. Presentes o prefeito em exercício da cidade, Joventino De Marco, o prefeito de Treze Tílias, Romeu Rabuski, e o secretário regional Jair Lorenzetti. Relatei que existe uma gravação radiofônica em que o ex-mandatário compromete-se a instalar a sede da Udesc na cidade apontada pelos representantes regionais. Com base nisso, a escolha recairia sobre Joaçaba.
A esperança de todos, agora, é que o novo governador, Leonel Pavan, contemple Joaçaba, cidade que cumpriu todos os critérios estabelecidos pela universidade. O reitor da Udesc, Sebastião Iberes Lopes Melo, também participou do encontro.
Minha defesa é respeitosa, porém firme. É por Joaçaba. Os critérios estabelecidos pela Udesc são: Posição Geográfica, Infraestrutura, IES (oferta de cursos na região), Ensino Médio (número de alunos matriculados) e IDH.
No mesmo tom, Jair Lorenzetti acentuou. “Todos os critérios foram amplamente discutidos, com votação por unanimidade. Chegou-se uma conclusão: ficou entre Joaçaba, Videira e Caçador. Hoje, a instalação da Udesc em Joaçaba representa o anseio de seis secretarias regionais, seis conselhos comunitários regionais. Além dos critérios cumpridos dentro de uma análise técnica, há mobilização política e vontade da população para que essa instalação seja efetivada”.
Lorenzetti trouxe, para o encontro na Capital, atas de reuniões comprovando esse apoio de todas as seis regionais ao pleito de Joaçaba, como a da que foi realizada em Lages, no dia 18 de dezembro de 2009. Xanxerê, Seara, Campos Novos, Concórdia, Joaçaba e Curitibanos. Se fosse feita uma votação, seriam 230 votos para Joaçaba, contra 52 Videira e 32 Caçador, complementou o secretário regional. Até mesmo a Unoesc é solidária a Joaçaba. A universidade colocou à disposição da Udesc a estrutura necessária, como salas de aula e laboratórios, para a instalação do Campus VII naquela cidade.
Estiveram na reunião, além de Jorginho, Joventino, Romeu e Lorenzetti, o presidente da Ammoc, Hilário Chiamulera, o representante da Associação Comercial e Industrial do Meio- Oeste Catariennse, Ricardo De Marco, e o reitor da Udesc, Sebastião Iberes Lopes Melo.

5 comentários:

  1. E o senhor ainda acha que joaçaba é a cidade que mais precisa da Udesc? Etá um pouco por fora da realidade da região! Se formos ver pelo IDH ,Caçador está precisando bem mais que Joaçaba. Se olharmos pelo lado "acesso", Joaçaba é uma cidade de difíci acesso para as cidades ao seu redor. Ou o senhor vai querer que Caçador desça a Joaçaba para que as pessoas estudem na Udesc!? Veja também pelo tamanho:Joaçaba(26.000hab); Caçador(75.000hab). Isso sem contar, Videira,Fraiburgo, etc....Pensem.....

    ResponderExcluir
  2. Discordo completamente com o Binho. Joaçaba esta muito bem localizada, inclusive com diversos acessos para inúmeras cidades. Oferecemos a UDESC benefícios muito maior que Caçador ofereceu. Sem contar que o espírito de Joaçaba já é universitário e esta preparada para receber a todos os futuros estudantes. O principal é que nossa região terá uma universidade próxima, gratuíta e beneficiando a todos. Joaçaba é a melhor opção por estar no centro do Estado e principalmente por terem pessoas comprometidas com o desenvolvimento educacional.

    ResponderExcluir
  3. Também discordo com o Binho, em questão de Caçador ter mais habitantes, bem por isso que Joaçaba precisa da UDESC pois vários moradores saem daqui e vão para outros municípios procurar ensino publico então creio que Joaçaba precisa mais do que Caçador e Videira.

    ResponderExcluir
  4. Exatamente, também discordo com o Binho, temos muito mais infraestrutura para conceber a UDESC em nossa região.

    ResponderExcluir
  5. Caçador pode até ter 75000, mas Joaçaba tem próximo a isso também, é só somar Herval e Luzerna do lado, fora as outras cidades próximas (50 km), e tem mais pra que um campus da UDESC em Caçador se eles já faliram uma universidade (UNIARP)?, no mais Joaçaba tem estrutura para acomodar um novo campus, só em habitação nos próximos anos estaram sendo construídos muitas moradias, vejam os prédios que estão saindo, duvido que caçador esteja fazendo algo perto disso....

    ResponderExcluir